Ser, ter e manter amigos: dicas para criar conexão com pessoas.

No íntimo, todos que não tem conexão verdadeira com um amigo sofrem. É incrível como as marcas de não conseguir estabelecer essas relações na infância, adolescência ou vida adulta tende a ser tema de sessões de terapia ou daqueles que choram por dentro- nos bastidores da sua própria solidão.


Mas porque será que é tão difícil ser/ ter amigos?



Separei de forma resumida três componentes essenciais para criar conexão com pessoas:


 Começamos compreendendo que uma amizade em primeiro lugar precisa de espaço e disposição, assim como um filho ao nascer, uma atividade profissional, um casamento, exatamente tudo nessa vida para se manter de pé e fluindo precisa do seu tempo-ou seja da sua disposição para dar espaço para isso acontecer na sua vida. E é difícil, porque o mundo contemporâneo influencia as pessoas a ficarem cada vez mais presas em obrigações e demandas rotineiras, aí a vida vai passando naquele piloto automático dia após dia e pouco espaço é ocupado com coisas realmente significativas.


O segundo componente da resposta da pergunta lá em cima é: falta verdade. Na ânsia de não aceitação de si mesmo e da sua própria vida como ela é, as pessoas sentem um tipo de medo em ser quem são, ou melhor, muitas vezes vergonha ou sensação de inferioridade por suas vulnerabilidades. Relações intimas, exigem verdade e transparência. Botar os medos em cima da mesa e apresenta-los para os outros não é tarefa fácil.


E o terceiro e último item que fecha esse artigo é o que tenho observado de camarote na vida profissional e pessoal: para ser e ter amigos você precisa aprender a dar e não apenas querer receber.


Pare e pense:

- Qual foi a última vez que você preparou um café ou um jantar para um amigo sem intenção nenhuma de receber ou falar apenas de si?

-Qual foi a última vez que você procurou alguém porque simplesmente estava com saudade dela, sem intenção de cobra-la, exigir ou pedir um favor?


Um dia uma pessoa me disse que não gostava nem um pouco de receber ninguém em sua casa, não curtia ser anfitriã ou servir os outros, mas era perceptível seu sofrimento pela falta de pessoas significativas em sua vida. Se você não doar, suas amizades se perderão no caminho.


Relações verdadeiras são sempre reciprocas, onde ambos doam e recebem de forma espontânea. 

Guarde isso: Nunca é tarde para resgatar, nutrir ou criar novos amigos. Certamente, assim como eu você pode ter aprendido da sua própria família coisas ruins sobre relacionamentos: