Empreendedorismo, Criatividade, Psicologia e Identidade?


Porque eu decidi fazer uma comidinha deliciosa com tudo isso?! E se não bastasse, te apresentar um pouco desses ingredientes para você criar seu próprio rango.



 Certamente, assim como eu, você pode ter aprendido com sua família ou com a sociedade que escolhemos uma profissão ou ela nos escolhe, você estuda, trabalha, estuda, trabalha, trabalha e fim.

E tudo muda, quando saímos da caverna, seja chutado por algum dragão (algo inesperado) ou porque decidimos explorar o mundo lá fora. Nessa aventura, descobrimos que nem tudo que aprendemos precisa ser seguido à risca. Existe um negócio chamado criatividade, ela é a nossa capacidade de dar respostas novas para situações chatas e antigas e para situações inesperadas e atuais. Essa tal criatividade não está apenas relacionada com artes, talento ou gente esquisita. Ela está lá, ali, aqui e agora (presente). Seja em você ou em mim.




A criatividade é um lance legal, sempre curti. Ela faz eu me sentir livre, dona de mim. Certa vez, pensei que não era uma pessoa criativa, aí fui atrás e descobri que todos somos. A criatividade é infinita, ela dá em pé, tipo árvore de criatividade. Não acreditei quando descobri. Ainda mais que essa árvore somos nós e que os frutos podem sair como queremos.

Um pesquisador, psiquiatra e criador da Socionomia (ciência das relações humanas) chamado Jacob Levy Moreno, disse que “nesse mundo sobreviverão os que criativo são”.

Sobre criatividade, ele ainda explica que dentro da economia, ela é a matéria prima mais preciosa que o homem tem, é imensurável e infinita.

Aí entra o meu trabalho, resumidamente, eu ajudo pessoas e empresas a resgatarem a sua espontaneidade e sua criatividade. Faço isso de várias formas, seja na clínica ou em consultorias, cada vez criando e me adaptando as necessidades atuais (minhas e das pessoas).


Já o empreendedorismo, surgiu quando percebi que apenas prestar um serviço de qualidade não me bastava. Eu podia criar, ampliar, mudar...

Descobri a Economia Criativa, aprendi que meus principais produtos e serviços são a minha criatividade (a fonte da liberdade em todos os sentidos).

Nesse processo, investiguei várias fontes, captei que tudo isso estava relacionado com o conceito de identidade, indiretamente. A identidade é o que nos faz únicos em algo.

Compreendi que a psicologia enquanto ciência e suas ferramentas podem contribuir muito para auxiliar as pessoas nesse processo de reconhecer sua identidade dentro de um papel. Isso não é novo, muita gente faz isso, mas pouco no papel de empreendedor.



A identidade empreendedora é como uma apresentação de algo que existe dentro de nós, mas não sabemos, uns querem e outros não. Uns compreendem outros jamais entenderão.

É um papel da vida, assim como de irmã (õ), amiga (o), esposa (o), que podemos desenvolver ou não.

O resultado é sempre positivo, pois nos conecta e direciona para uma vida mais sustentável e livre para a ação.


E todo esse meu serviço de Identidade Empreendedora eu criei após aplicar no meu negócio e em mim. Antes de tudo, era uma carência minha, eu não encontrei nada pronto, em apenas um lugar para me auxiliar.


Eu apliquei ele no meu marketing, na minha comunicação com clientes, na minha vida pessoal, enfim, em tudo. E deu certo! Posso dizer que se tornou um estilo de viver.

Comecei a aplicar em minhas consultorias para profissionais liberais e empresas, e deu certo para todos que levaram a sério e aplicaram as etapas. Até que se tornou um serviço que eu amo de paixão!


Esse trabalho pode te ajudar a transmitir seu valor intangível (conjunto de coisas que são importantes para você) que é de propriedade intelectual e pessoal em seus produtos e serviços.


E nós, criativos, temos algo em comum, como:


  • Querer mudar as coisas, simplesmente fazendo algo melhor.


  • Viver de forma sustentável, equilibrando trabalho, família e vida pessoal.


  • Ser bem remunerado para isso, compreendendo que o dinheiro, realmente, não traz felicidade, e sim agilidade, logo, ele facilita as coisas e nos deixa livres de algumas preocupações, possibilitando que a criatividade faça morada em nosso dia-dia.



Para saber mais sobre o primeiro módulo da Oficina de Identidade Empreendedora que ocorrerá dias 03/09 em Florianópolis -SC e 05/09 em Ponta Grossa -PR, acesse o link:


https://cristinibarreto.com/curso/workshop-identidade-empreendedora-florianopolis


https://cristinibarreto.com/curso/workshop-identidade-empreendedora-ponta-grossa


Uma beijoka, até breve!

Psiu: se gostou do texto, cadastre-se na minha news e receba tudinho por e-mail.