Reorientação Profissional: Quais temas fizeram e ainda fazem parte da sua vida?

 O serviço de Reorientação Profissional pode ser diferente para certos autores, pois alguns dizem que se você não passou por uma Orientação Profissional não faria a Reorientação Profissional.


 Aqui, vamos trabalhar com a ideia de que se você já teve ou tem uma profissão e deseja mudar, passará por uma Reorientação Profissional, pois independente da forma que você chegou na sua na sua atual atividade profissional, ela foi uma escolha.


Outro ponto, é que nem sempre precisamos do serviço de Orientação Profissional para escolher uma primeira profissão. Os temas e as prioridades em determinado momento da vida podem ter te direcionado para alguns caminhos, fazendo você tomar certas decisões.


A Reorientação Profissional, é um serviço que possibilita você escolher uma nova atividade ou profissão. Tudo isso é feito através de testes psicológicos, atividades escritas, projeção do presente e do futuro. Assim como a Orientação, a Reorientação Profissional segue algumas etapas:


autoconhecimento - que engloba crenças limitantes, temas e reconhecimento do EU, etc;

conhecimento das profissões, mercado de trabalho e competências comportamentais;

luto pelas descobertas - isso pode ocorrer pelo possível abandono da atual atividade, ou surpresa pela nova escolha;

a escolha propriamente dita.


 Uma das técnicas que uso na Reorientação Profissional é a de temas de vida. Isso porque na minha prática profissional, tenho percebido que boa parte das coisas que amamos fazer surgem dos temas da nossa infância e adolescência. Por algumas situações e crenças quase sempre deixamos esses temas, gostos e preferências de lado. Triste, mas é isso mesmo, podemos abandonar alguns sonhos ou desejos, abdicar deles por achar que não fazem parte da vida adulta ou por diversos motivos bem singulares.