A Inteligência Emocional como competência essencial para o presente e para o futuro.

A Inteligência Emocional como competência essencial para o presente e para o futuro.


Quando falamos do futuro das profissões não sabemos ao certo onde tudo vai parar, pelo menos profissões mais operacionais. Falo isso, porque ninguém até alguns anos atrás imaginou a profissão de Youtuber, certo?


A tecnologia vem avançando e se bem utilizada, ela está aqui para facilitar a nossa vida. Ela inclusive, vem exigindo que as pessoas se qualifiquem, desenvolvam-se. Isso não é apenas no campo do conhecimento específico, nas disciplinas que dominamos, mas nas competências comportamentais.

Tempos atrás, passar em um processo seletivo era algo grande, você já estava dentro, feliz da vida! Hoje não, se não tivermos Inteligência Emocional para lidar com crises, mudanças, e situações do dia a dia, adoecemos, esgotamos, provável que baixemos o rendimento e sejamos desligados do cargo, muitas vezes tão almejado.

Se você é empresário ou empreendedor, ser organizado ou ter paixão pelo que faz, não basta! A paixão exige disciplina e a organização exige ação. E tudo isso exige Inteligência Emocional. Óh céus (quanta coisa)!!!


O fato é que a Inteligência Emocional é mais que um conjunto de competências, é um conjunto de coisas que te fazem viver a vida de uma forma mais saudável. Se você tem um imprevisto financeiro na empresa, não vai adiantar se descabelar. Se tem problemas com funcionários e colocar tudo para fora, inclusive, irá se prejudicar.

Essa forma de viver mais saudável e com capacidade para dar respostas autênticas para situações novas ou antigas, chama-se criatividade que é outra habilidade indispensável, falarei em outro artigo. Para manter esse fluxo de pessoa criativa/equilibrada, a Inteligência Emocional é a chave de quase todos os conflitos, porque você transforma conflitos em problemas e percebe que para todo problema pode encontrar uma solução.


As pessoas me perguntam com frequência como podem fazer para ter mais Inteligência Emocional, eu respondo: Invista no desenvolvimento desse conjunto de competências. E continua acompanhando meus posts;-). Se esse artigo foi útil para você curte, comenta e compartilha, obrigada!!